Marinete do Forró enriquece turismo em Aracaju na alta estação
Publicado em 07/12/2018 por Rafael Ramos

Agência Aracaju de Notícias
07/12/18 09h10
São quase 10km entre a Orla da Atalaia e o Centro de Aracaju. Nesse trajeto, é possível conhecer alguns dos pontos turísticos mais fortes da cidade e aprender um pouco da história de uma das dez capitais mais jovens do país, mas que é carregada de simbologias e representatividade em cada canto que se possa olhar. Junto a esse tour, que tal misturar a música e a dança mais tradicionais da região? Esse combo turístico é muito acessível, pode ser sentido sob quatro rodas e atende pelo nome de Marinete do Forró.
O ônibus ornamentado com motivos juninos, e que conta com um trio pé-de-serra e um casal de dançarinos, começou a circular no ano de 2001 e, até o ano passado, só era visto pela cidade no período de São João. Entretanto, desde o início de 2018, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), em parceria com a Viação Progresso e apoio do Sindicado dos Guias de Turismo de Sergipe (Singtur/Se), decidiu fazer com que a Marinete passasse a rodar durante todo o ano, às sextas-feiras. Com isso, hoje, todo turista ou aracajuano que deseje desfrutar da cidade de uma maneira diferente e divertida, pode embarcar nessa que já se tornou um ícone turístico da capital sergipana.
Com a alta estação, a procura pelo ônibus aumenta consideravelmente. A partir das 14h30 de cada sexta-feira, os interessados no passeio partem do Oceanário de Aracaju, na Orla, passam pelo Calçadão da 13 de Julho, e seguem para a Praia Formosa, com parada de 15 minutos. O tour continua na Ponte do Imperador, Centro Histórico, Mercados Centrais, com parada de 30 minutos, Catedral Metropolitana, Centro de Turismo e Largo da Gente Sergipana, com uma hora e vinte minutos de visitação. O passeio termina por volta das 18h, de volta à Orla da Atalaia. O percurso total é de quatro horas e cada passeio tem espaço para as primeiras 40 pessoas que chegarem ao local de partida.
Neste fim de ano, o trajeto vai contar com uma vista especial. “Com o Natal Iluminado, nós vamos finalizar na praça Fausto Cardoso para só depois voltar à Orla. O roteiro continua o mesmo, mas, passaremos por lá para que os turistas possam ver como a nossa cidade foi preparada pela Prefeitura e pelos parceiros para que ficasse ainda mais bela para contemplar de forma ainda mais bela o período natalino. É um roteiro muito rico, onde aracajuanos e turistas podem ver o muito que damos valor às nossas raízes e tradicionais. Isso é muito forte para quem é daqui e os turistas sentem isso, tanto é que, a maioria deles volta justamente por sentir a valorização que damos ao que é da nossa terra. Por ser totalmente gratuito, vale ainda mais a pena”, considerou a diretora de Turismo da Semict, Luciana Kariny dos Anjos.
Além de uma equipe da Prefeitura a postos para dar suporte, um guia turístico passa todos os detalhes dos locais por onde a Marinete circula. Até quem já conhece a história de Aracaju de cor e salteado, se encanta com a nossa forma de olhar a cidade. Como Ana Cristina Nunes, que acabou de entrar no trade turístico como guia. “Mesmo conhecendo bastante Aracaju, quis aproveitar a oportunidade para ver de perto como funciona a Marinete do Forró. Ações como essa enriquecem ainda mais o nosso turismo e atraia mais pessoas. É, com certeza, um atrativo perfeito”, afirmou.
A turista de Penedo, no estado de Alagoas, Loania Cardoso, chegou a morar durante dois anos em Aracaju, mas, através da Marinete do Forró, teve um olhar diferente da cidade. “As pessoas ficam bem próximas e ainda podem aproveitar o passeio com forró, tão tradicional no Nordeste. A gente acaba vendo a cidade por outra ótima, tudo parece ainda mais bonito. Assim que voltar para Penedo, vou indicar para outras pessoas. É passeio necessário”, considerou.
Vinda da cidade de Itapecerica da Serra, em São Paulo, Bárbara do Nascimento tem um irmão que mora em Aracaju e decidiu tirar uns dias para fazer uma visita. Nesse tempo, soube da Marinete e resolveu aproveitar o passeio. “Não imaginei que fosse tão animado. Aracaju é uma cidade muito agradável, que dar prazer em transitar. Aí, quando podemos fazer isso num ônibus animado, tudo fica ainda melhor. A gente termina o passeio com outra energia. Quando tenho a oportunidade de ver os atrativos da cidade, dá até vontade de morar aqui”, ressaltou.
Com os olhos esticados bem vívidos para cada detalhe do passeio, a família de Laura Murakami, vinda de Brasília, foi se encantando a cada metro percorrido pela Marinete. Mesmo sem serem muito familiarizados com o ritmo forrozeiro, a batida da zabumba deu um brilho especial para a trilha sonora do passeio. “É a nossa primeira vez em Aracaju e sempre ouvimos falar muito bem da cidade e das suas belezas. Não tínhamos conhecimento da Marinete e foi uma grata surpresa poder conhecer um pouco da cidade através dela. Recomendo”, frisou a turista.
PUBLICIDADE PATROCINADA
Publicidade
Posts mais lidos

Algumas curiosidades sobre Sergipe
12 de junho de 2021

Os principais pontos turísticos de Aracaju
16 de março de 2021

AS BENZEDEIRAS E AS REZAS FORTES
23 de maio de 2021
As primeiras vilas criadas na capitania de Sergipe del Rey
25 de fevereiro de 2021

As belas praias de Sergipe
17 de março de 2021