O Pequeno Gigante
Minha Terra é Sergipe. Apesar de não ter nascido em nessa terra abençoada, sinto-me como se assim fosse. O amor por esse pequeno, porém gigante estado me trouxe até aqui.
Sou Gleide Selma, paulistana, filha de sergipanos e profundamente apaixonada por sergipe, sua cultura, histórias e diversidades.
Me apaixonei por Sergipe, quando ainda era uma criança e visitava alguns parentes que por lá moravam.
Trago de minha infância as melhores lembranças vividas em terras sergipanas. Uma terra de belezas infinitas.
Quando adulta, tive o privilégio de morar nesse lugar maravilhoso, onde já vivi muito mais tempo do que em minha cidade natal. Isso me deixa confortável em dizer que sou sergipana. Sergipana de alma e de coração.
Sergipe, pequeno em tamanho, grande em beleza e histórias.
Neste site você é convidado a fazer uma viagem a Sergipe Antigo e Sergipe Atual.
Faremos um Resgate a história desse pequeno-gigante que é Sergipe. Discorreremos sobre a ancestralidade do povo sergipano,sua origem, fatos históricos, curiosidades, personalidades relevantes, religiosidade, cultura, suas belezas, turismo etc.
Minha Terra é Sergipe – “Etimologia”
O nome do estado vem da antiga língua tupi e significa “no rio dos siris” (referindo-se ao Rio Sergipe), através da junção das palavras siri (siri), ‘y (rio) e pe (em) que na linguagem dos colonizadores tornou-se Sergipe.
Sergipe é o menor estado do Brasil, situado na costa atlântica da região do nordeste. A capital, Aracaju, é conhecida pelas lindas praias, tal como a Praia da Atalaia, com o seu longo passeio.
O estado é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado na Região Nordeste e tem por limites o oceano Atlântico a leste e os estados da Bahia, a oeste e a sul, e de Alagoas, a norte, do qual está separado pelo Rio São Francisco.
Está dividido em 75 municípios, ocupando uma área total de 21,910 km², tornando-o pouco maior que El Salvador.
Em 2018, sua população foi recenseada em 2 278 308 habitantes. Sua capital e cidade mais populosa é Aracaju, sendo a mesma, sede da Região Metropolitana de Aracaju, que inclui os municípios de Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão.
O estado emancipou-se politicamente da Bahia em 8 de julho de 1820. A então capitania de Sergipe del-Rey viria a ser elevada à categoria de província quatro anos depois, e, finalmente, a estado após a proclamação da República em 1889.
A atividade agrícola é um fator da economia sergipana. Em destaque nesse ramo, encontra-se o cultivo da cana-de-açúcar.
A laranja e o coco também são produzidos pelo estado. O extrativismo mineral é outra atividade do setor primário. Petróleo, gás natural, calcário e potássio são os principais.
Continue conosco e conhecerá histórias nunca contadas antes sobre esse pequeno-gigante.
Texto:
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre