Turismo do futuro
Evento será realizado na próxima terça-feira, 22, em Aracaju.
18/05/18 às 10:15 – Por: Wellington Amarante
Um estudo do Sebrae mostra que mais da metade dos brasileiros usa a internet como inspiração para viajar dentro ou fora do país, 65% dos viajantes a lazer pesquisam em sites e redes sociais antes de saber para onde vão e 67% dos turistas usam smartphones durante todo o processo de viagem. Em um mundo com turistas conectados que buscam informações online sobre os destinos que pretendem visitar, estar no ambiente digital é obrigatório para qualquer destino turístico.
“O turista está cada vez mais conectado e buscando novas experiências, por isso é preciso que toda a nossa cadeia produtiva esteja atenta a essas mudanças. A nossa proposta é debater qual a melhor estratégia para aproveitar as oportunidades que surgirão”, explica a analista do Sebrae, Bianca de Faria.
Destino Inteligente
Apesar desse cenário, um estudo desenvolvido pela Consultoria Urban Systems em 2016 mostra que Aracaju ainda tem um longo caminho a percorrer para proporcionar aos turistas novas experiências. A capital foi considerada o 78º destino mais inteligente do país, quando analisados aspectos como a existência de espaços turísticos inovadores, tecnologia de ponta, interatividade e oferta de experiência de qualidade aos turistas.
E é pensando em contribuir para modificar essa realidade que o Sebrae vem desenvolvendo desde o ano passado um projeto para auxiliar os pequenos negócios a se inserir nesse novo modelo de turismo e ajudar a cidade a se consolidar como um destino inteligente.
Destinos inteligentes são regiões inovadoras, consolidando-se sobre uma estrutura tecnológica de vanguarda, que garanta o desenvolvimento sustentável do território turístico. Acessível a todos, facilita a interação e a integração do visitante com o meio ambiente e melhora a qualidade da sua experiência com o destino.
A ideia é possibilitar que as empresas atendidas estejam imersas em soluções tecnológicas, permitindo que elas acompanhem a nova dinâmica do mercado turístico e contribuam para o desenvolvimento do município.
Até o final de 2018, empresas de eventos, agências de viagem, receptivos e emissores, além de meios de hospedagem e locadoras de veículos estão sendo beneficiados com capacitações, consultorias, ações de acesso a mercado e de fortalecimento da governança do turismo.