A Barra dos Coqueiros: Sua história e belezas naturais

A história do município de Barra dos Coqueiros começa muito antes da vinda dos portugueses para o Brasil e mais precisamente para o estado de Sergipe.

Na segunda metade do século XVI, a região costeira do estado era frequentada por traficantes que buscavam pau-brasil, madeira muito importante para os europeus. O município de Barra dos Coqueiros, era conhecido nessa época, como Barra do Cotinguiba e se fazia ponto preferido desses aventureiros, que negociavam com os índios da região.

barra dos coqueiros

Conquista da Barra dos Coqueiros pelos portugueses

Depois de muito tempo extraindo o pau-brasil na localidade, os portugueses resolveram acabar com o problema, dessa forma, deu-se início o povoamento da região, que ficou atrelada à Capitania de Sergipe d’El Rei.

Durante séculos, a região da Barra serviu como porto de embarcações que exportavam e importavam os mais diversos produtos. Na época, uma espécie de posto fiscal foi instalada na região, permanecendo até 1854, após ser transferida para a margem do rio que fica em Aracaju.

O nome Barra dos Coqueiros

Ao longo dos anos, a cidade teve diversos nomes, ganhou o estatuto de freguesia (Freguesia de Nossa Senhora dos Mares da Barra dos Coqueiros), até chegar ao nome atual, que foi na época em que recebeu o título de município.

Isso ocorreu em 1953, quando houve uma grande revisão no território sergipano, criando outras 18 cidades dentro do estado.

barra dos coqueiros

O crescimento do município

Em 1994, a história da Barra ganhou novas páginas, com a autorização da construção de um porto, administrado pela Companhia Vale. Nasceu, então, o Terminal Marítimo Inácio Barbosa, que movimenta anualmente centenas de milhões de toneladas de trigo, soja e outros produtos de exportação do nosso estado.

Essa construção trouxe uma enorme expansão para a região, com várias empresas se instalando por lá, além de uma parcela da população migrando para o município. No entanto, o evento que deu uma guinada na Barra dos Coqueiros, foi a construção da ponte que liga o município à Aracaju, cruzando o rio Sergipe.

A ponte foi inaugurada no ano de 2006 e é considerada a segunda maior do país e a maior do Nordeste. Além de conectar Aracaju e Barra, permitiu a ligação dessas cidades com os municípios de Santo Amaro das Brotas, Pirambu e Japaratuba.

Desde então, a Barra só vem crescendo, tanto em indústrias, quanto em população, com diversos empreendimentos habitacionais sendo construídos, para suprir as necessidades populacionais da região. Além de ser um lugar lindo, rico em belezas naturais com suas praias, a Barra dos Coqueiros é um município em constante ascensão, que vem surpreendendo com o passar dos anos.




PUBLICIDADE PATROCINADA