A Serra de Itabaiana e sua importância turística

A Serra de Itabaiana é um lugar que não pode ser definido em frases, por mais poéticas que sejam. A beleza e a exuberância do bioma local, deixam qualquer um boquiaberto. Localizada a cerca de quatro quilômetros da cidade de Itabaiana, em Sergipe, a serra abriga diversas espécies de animais, como raposas, saguis, aves de diferentes espécies e plumagens, além de plantas de rara beleza e muita água vertendo através dos seus riachos e cachoeiras.

serra de itabaiana

Por esses fatores, a Serra de Itabaiana é o lugar ideal para as pessoas que gostam de fazer trilhas ecológicas. Esse grupo tem a oportunidade de se integrar completamente à natureza. Dessa forma, é fácil para os visitantes se surpreenderem ao se depararem com orquídeas em flor, em meio aos barulhos das águas. Além disso, no lugar é possível encontrar bromélias em flor de diversos matizes e samambaias nativas, num espetáculo digno do gosto mais apurado.

 

O Parque dos Falcões

 

O parque é conhecido como um santuário ecológico das aves de rapina. Dessa forma, é bastante visitado por gente do mundo inteiro, no entanto, ele é uma iniciativa particular.

No parque as pessoas recebem uma aula completa de amor à natureza ao chegarem bem perto das aves. No entanto, os mais curiosos podem ter um falcão nas mãos por alguns instantes, sem nenhum risco.

Algumas pessoas são guardiãs da Serra de Itabaiana. Elas são como guias turísticos para aqueles que desejam conhecer o lugar, que tem a proteção do IBAMA.

Marcos Mota é um guia bastante famoso na serra, que desde 1979 se dedica a cuidar do lugar como se fosse sua própria família. Entretanto, não são somente as belezas naturais que tornam a Serra de Itabaiana famosa. O local é repleto de lendas, inclusive uma que diz haver um grande veio de ouro.

serra de itabaiana

No entanto, o grande tesouro, além da beleza e importância ecológica, são as energias cósmicas que dizem emanar da serra. Prova disso, é o fato de que a serra já foi palco de rituais religiosos, com grupos de xamãs evocando a Mãe Natureza. Outros visitantes ilustres do local, foram alguns índios norte-americanos da tribo Sioux, motivados pelos mesmos ritos espirituais gerados por essas energias cósmicas.

Por fim, não temos dúvidas de que a Serra de Itabaiana é um lugar encantador, repleto de riquezas naturais para deixar qualquer turista impressionado.




PUBLICIDADE PATROCINADA