MOREH – Movimento de Resgate da História
Resgatando a História
Saiba como surgiu MOREH e seus segmentos. Conheça seu idealizador e escritor responsável por muitos dos textos encontrados neste site, o Professor, historiador e escritor Reinaldo Alves.
Movimento de Resgate da História (MOREH)
Ação que visa mobilizar cidadãos apaixonados por história a buscarem conhecer suas raízes ancestrais e os modos de ser, de pensar e de viver de seus antepassados e de seus contemporâneos, além de tomar conhecimento de seus feitos ao longo dos séculos.
Programa Moreh do Brasil
Foi idealizado para apresentar aos cidadãos brasileiros visões atualizadas da história do Brasil e de seu povo, de modo a lhes permitir conhecerem suas nobres heranças cultural e ancestral, responsáveis pela formação de sua identidade nacional, a qual lhe torna um povo único no mundo.
Projeto Moreh de Sergipe
Foi concebido para facilitar o acesso de cidadãos sergipanos, de seus descendentes e afins ao conhecimento atualizado da história de Sergipe e de seu povo, de modo a lhes permitir conhecerem suas nobres heranças cultural e ancestral, responsáveis pela formação de sua identidade cultural e ancestral, a qual lhes torna integrantes de um povo único no Brasil.
Segmento Cultura Sergipana
Foi estruturado para aproximar os atuais sergipanos, descendentes e afins à sua cultura ancestral.
Cultura Sergipana Podcast
Apresenta três elementos da cultura imaterial sergipana interligados: crenças, ritos e fatos, integrados no fenômeno cultural chamado de “rezas fortes.
O conhecedor desse tipo de reza, ao executá-la, tinha como resultado de sua crença nos ritos que seguia, durante esse tipo de oração, respostas aos pedidos que fazia, como o livramento de animais perigosos, o impedimento do avanço de queimadas, a cura de doenças, entre outras ações consideradas milagrosas.
Segmento Sergipe del Rey: o Território
Foi desenvolvido para apresentar aos sergipanos, aos seus descendentes e afins a formação do território da capitania de Sergipe del Rey do momento em que sua capitania e governança foi doada ao fidalgo Francisco Pereira Coutinho, no ano de 1534, até a sua transformação em uma província do Império do Brasil, no ano de 1824.
Esse elemento histórico apresenta uma reinterpretação amplamente contextualizada, sistematizada da história e da geografia da capitania de Sergipe del Rey, fundamentada em documentos e trabalhos acadêmicos.
Esses dois segmentos do Projeto Moreh de Sergipe: “Cultura Sergipana” e “Sergipe del Rey: o Território”, e seus elementos de composição encontram-se inseridos no site “I Love Sergipe”.
Seu idealizador
O professor, pesquisador, historiador e escritor Reinaldo Alves, idealizador, mentor e agente executivo do Movimento de Resgate da História (Moreh), é um apaixonado por Sergipe, por seu povo e por sua história.
Filho de sergipanos, ele cresceu visitando seus parentes residentes em terras sergipanas, principalmente na cidade de Ribeirópolis.
Despertar de um desejo
Nessas visitas a Sergipe, ele era frequentemente surpreendido por alguns moradores dessa cidade, que se apresentavam a ele como seus parentes.
Ao questionar seus pais sobre o parentesco com tais pessoas, esses lhe contaram que pelo menos 70% da população de Ribeirópolis eram seus parentes; já, no caso da cidade de Nossa Senhora Aparecida, o grau de parentesco aumentava para em torno de 90% de sua população.
Essas informações despertaram no idealizador do Moreh um profundo desejo em desvendar toda essa ligação de parentesco entre sua família e os demais ribeiropolenses e aparecidenses.
Origem ancestral em território sergipano
Durante o processo de levantamento da relação de parentesco entre os moradores dessas duas cidades com sua família, o professor Reinaldo Alves descobriu que seus antepassados nascidos entre as décadas de 1825 e 1850 eram provenientes da cidade sergipana de Porto da Folha, localizada na fronteira entre os estados de Sergipe e de Alagoas.
Inspirado a estudar a história do povo sergipano
Ao se aprofundar sobre essa origem porto-folhense de seus ancestrais, o professor descobriu que a expressiva maioria dos primeiros povoadores dos atuais estados de Alagoas, de Pernambuco, da Paraíba, do Rio Grande, do Ceará e do Piauí era proveniente das terras da atual cidade de Porto da Folha e das cidades a ela circunvizinhas.
Esse conhecimento o inspirou a estudar a história do povo sergipano.
Fruto das pesquisas: Livro sobre Sergipe del Rey
Como resultado da ampliação de suas pesquisas no campo histórico do povo sergipano, o professor Reinaldo Alves escreveu o livro: “Ancestrais do Povo Brasileiro: Sergipanos, Galegos e Hebreus.”
Nesse site, você conhecerá uma versão da história de Sergipe que nunca lhe foi apresentada em livros didáticos.
Idealizador e Responsável pelo Programa MOREH – Reinaldo Alves dos Santos Reinaldo Alves dos Santos, Graduado e licenciado em Letras pelo Instituto Metodista de Ensino Superior de São Bernardo do Campo.
Pesquisador e Historiador, que tem se dedicado à História Ancestral do povo Sergipano desde 2007.
Autor do livro “ANCESTRAIS DO POVO BRASILEIRO: SERGIPANOS, GALEGOS E HEBREUS”
Se você é um apaixonado por história ou simplesmente um curioso que quer conhecer mais sobre ancestralidade brasileira,
Clique no banner abaixo e receba grátis uma versão digital do livro
“ANCESTRAIS DO POVO BRASILEIRO: SERGIPANOS, GALEGOS E HEBREUS”
Redatores e Escritores responsáveis:
Reinaldo Alves dos Santos
Gleide Selma dos Santos