A Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (Semast) está organizando, de forma setorizada, os comerciantes que pretendem vender suas mercadorias durante o 35º Festival de Artes de São Cristóvão (FASC), que acontecerá nos dias 15,16,17 e 18 de novembro na Cidade Mãe de Sergipe. No próximo dia 6 de novembro, às 9h, a Semast irá realizar no Salão do Paço Municipal, uma reunião com os comerciantes que irão participar do evento. Durante este encontro a equipe da secretaria irá repassar aos vendedores questões de vigilância sanitária, segurança alimentar, da organização do evento e outros pontos que contribuam para que os comerciantes possam trabalhar e atender da melhor maneira a clientela.
”A subcomissão de comércio de rua da Semast abrange tanto os comerciantes que ocuparão os espaços que foram concedidos para vendas durante o FASC, quanto da Feira São Criativos, realizada, em parceria com a Fundação de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fundact), quanto aos espaços que foram concedidos por meio do edital. Durante o FASC, a Feira São Criativos estará funcionando em dois setores. Na rua Ivo do Prado estarão os comerciantes de comidas típicas, doces e outros alimentos (serão cerca de 40 barracas posicionadas do lado direito da via) e na praça da Matriz estarão concentrados os comerciantes de produtos têxteis, artesanato e outros produtos distribuídos em 34 barracas”, explicou a coordenadora da subcomissão, Roberta Hora.
As demais barracas da praça da Matriz serão ocupadas por meio de uma concessão, feita pelo edital publicado em outubro pela Semast e que esteva aberto até o último dia 26. Foram disponibilizadas 66 barracas e credenciados 54 comerciantes (o restante foi preenchido através de lista de espera). Também foram ofertadas concessões na praça do Carmo, que servirá de ponto para as barracas de lanches, pastelaria, drinks e bebidas. Outra novidade serão os food trucks, que estarão estacionados na rua Pereira Lobo (praça da Matriz). A Semast também estuda a possibilidade de disponibilizar outros locais para esta atividade comercial.
“A Semast está junto com a coordenação geral do evento para tentar buscar espaços para podermos alocar todos os vendedores que desejam comercializar seus produtos nos quatro dias de festa. Há muitas pessoas que ainda nos procuram querendo novos pontos para venderem seus produtos, mas alguns setores não têm mais vagas. Esperamos que nas próximas edições, os comerciantes se antecipem nas inscrições para conseguirem as concessões dos pontos de venda e possam aproveitar a festa de forma rentável”, finalizou Roberta.
Fotos: Heitor Xavier/ Alysson Prado.