Semáforos inteligentes vão melhorar mobilidade em Aracaju

Rafael Ramos
Transporte e Trânsito

14/11/18 10h30

Com o objetivo de otimizar o tempo de espera dos veículos e pedestres nos sinais de trânsito, a Prefeitura de Aracaju, através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), está investindo cerca de R$ 15 milhões na implementação da semaforização inteligente. A ação faz parte do Projeto de Mobilidade Urbana da capital e o objetivo é aplicar a tecnologia nos 150 cruzamentos semafóricos.

Até o momento, a SMTT fez a etapa da obra civil em mais de 20 cruzamentos, que receberão a semaforização inteligente. O superintendente interino da SMTT, Renato Telles, destacou que o sistema a ser implantado é de alta tecnologia e que com estes equipamentos haverá redução dos congestionamentos. “O trânsito fluirá muito mais rápido, trazendo mais tranquilidade e segurança para a população. A etapa de obra civil já foi feita em vários cruzamentos e a montagem e a instalação dos equipamentos já foram iniciadas”, informou.

De acordo com o coordenador de Sinalização da SMTT, Diego Carvalho, o uso da tecnologia contribuirá com a mobilidade urbana de Aracaju. “As longas filas de espera dos carros serão reduzidas com a implantação da sinalização semafórica por controladores inteligentes. Esses equipamentos permitirão melhor fluxo no trânsito, contribuindo com a mobilidade urbana de Aracaju. Estamos em uma nova era tecnológica e esses semáforos darão maior mobilidade, não só para os veículos como também para os pedestres. Essa é mais uma das ações para que a capital se torne uma cidade humana, inteligente e criativa”, disse.

Atualmente, os sinais de trânsito funcionam através de um sistema de temporização programado. Enquanto isso, por terem câmeras, a nova geração de semáforos inteligentes distribui o tempo de espera de acordo com o fluxo de veículos. Assim, há diminuição dos congestionamentos, o que possibilita uma maior circulação no trânsito.

Segundo o coordenador de sinalização da SMTT, no Projeto de Mobilidade Urbana está presente também a construção da Central de Controle Operacional (CCO). “A superintendência pretende instalar a CCO para controlar o tempo remotamente dos semáforos em possíveis casos de ocorrências no trânsito”, conta Diego.

Trânsito Adaptado

A semaforização inteligente também dará prioridade aos pedestres. No novo sistema consta a instalação também de botoeiras adaptadas para pessoas com deficiência visual que, em modo sonoro, orientará a travessia e garantirá maior segurança a todos.

Novas instalações

Veja abaixo alguns dos locais onde já foi feita a etapa da obra civil para a implementação do sistema inteligente:

– Av. Ministro Geraldo Barreto Sobral – rua Franklin de Campos Sobral

– Av. Min. Geraldo Barreto Sobral – Av. Dr. José Machado de Souza

– Av. Min. Geraldo Barreto Sobral – Av. Marieta Leite

– Av. Min. Geraldo Barreto Sobral – Av. Jornalista Santos Santana

– Av. Jornalista Santos Santana – rua José Seabra Batista

– Av. Deputado Pedro Valadares – Jacinto Uchôa de Mendonça

– Av. Professor Acrísio Cruz – rua Ananias Azevedo

– Av. Prof. Acrísio Cruz – Av. Francisco Porto

– Av. Prof. Acrísio Cruz – rua Dep. Euclides Paes Mendonça

– Av. Francisco Porto – Av. Pedro Paes de Azevedo

– Av. Augusto Franco – Av. Gonçalo Rollemberg Leite

– Av. Beira Mar – Av. Presidente Tancredo Neves

– Av. Murilo Dantas – Av. Beira Mar

– Av. Murilo Dantas – rua Tenente Antônio Fontes Pitanga

– Av. Heráclito Rollemberg – rua Firmino Fontes

– Av. Melício Machado – Av. Senador Júlio César Leite

– Av. Heráclito Rollemberg – Av. Antônio Alves

– Av. Heráclito Rollemberg – Hildete Falcão Baptista

– Av. Heráclito Rollemberg – Av. Josino José de Almeida

– Av. Heráclito Rollemberg – Av. Dr. Tarcísio Daniel dos Santos

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