Conheça um pouco de Zé Peixe e sua paixão pelo mar

Quem reside em Aracaju, certamente já viu o famoso Zé Peixe fazendo sua costumeira travessia pelo rio Sergipe, até alcançar o outro lado, onde fica a Barra dos Coqueiros.

José Martins Ribeiro Nunes, mais conhecido como Zé Peixe, nasceu em Aracaju no dia 5 de Janeiro de 1927 e faleceu em 26 de Abril de 2012. Ao longo de sua vida, o prático se tornou uma figura lendária no estado de Sergipe, devido a seu modo diferente de trabalhar.

zé peixe

Tarefa inusitada

Ao longo dos anos, enquanto exercia sua função de prático, Zé conduzia as embarcações nadando, dispensando o uso de um barco de apoio. Segundo ele, a travessia poderia levar de 1 até 3 horas, dependendo das condições climáticas.

Paixão pelo rio Sergipe

Zé Peixe tinha 6 irmãos e aprendeu a nadar desde cedo, ensinamento passado por seus pais. Junto com a família, residia em uma casa em frente ao rio Sergipe, lugar onde passava grande parte do seu tempo. Aos 11 anos de idade, ele já era um exímio nadador e por conta do seu talento, foi tema de várias reportagens em programas e telejornais de vários lugares do país. Além disso, recebeu diversos prêmios e se tornou um dos sergipanos mais notórios da história.

zé peixe

Zé Peixe na intimidade

O prático era um homem franzino e conhecido por seu jeito simples e introvertido. Para muita gente, estar ao lado dele era algo cativante. Uma curiosidade é que Zé quase nunca comia ou se banhava com água doce. Sua dieta era baseada em pães e café e rica em frutas.

Ele nunca fumou e bebeu e tinha uma rotina de sono bastante regrada, dormindo às 20 horas e acordando às 6 da manhã. A fama dele não ficou presa somente ao estado de Sergipe, Zé, ficou conhecido internacionalmente, ganhando o apelido de ‘Joe Fish’. O nadador de 1,60 metro de altura e 53 quilos, viveu experiências bastante interessantes por conta de sua habilidade. Certa vez, um capitão de um cargueiro russo, chegou a pedir que o detivessem, acreditando que ele estava tentando cometer suicídio.

Legado de Zé Peixe

Na modesta casa situada na conhecida “Rua da frente” Zé se criou e mesmo depois de casar continuou morando no local. Ao longo de vários anos, ele mostrou seu talento e bravura, chegando a salvar três velejadores quando uma embarcação virou, além de auxiliar no resgate do navio Mercury, que pegou fogo em alto mar com vários funcionários da Petrobrás. Zé Peixe foi a prova viva de que os heróis existem e nem sempre usam capa, deixou seu legado e se tornou uma lenda sergipana que até hoje deixa saudades e desperta lembranças naqueles que passam em frente ao famoso rio, que por tantos anos foi sua morada.

Imagens: expressãosergipana.com.br
grupominhaterraesergipe.blogspot.com
jornaldodiase.com.br




PUBLICIDADE PATROCINADA