Lagoa do Prata e suas águas cristalinas que apaixonam
Se você procura um ambiente agradável para passar alguns momentos de lazer, recomendamos a Lagoa do Prata, que fica no Município de Japaratuba, a 6 Km do centro da cidade. A viagem até o local, para quem parte de Aracaju, deve ser feita pela Barra dos Coqueiros – Município da Grande Aracaju, bem em frente à Capital, separado pelo Rio Sergipe. Saindo de Aracaju pelo Bairro Industrial, em pouco menos de 20 minutos cruza-se a Ponte Construtor João Alves (uma maravilha arquitetônica) e, a partir da Barra dos Coqueiros, pelo litoral, se chega à Pirambu, uma gostosa cidade praiana de Sergipe, e dai para Japaratuba é um pulo.
Aproximadamente 6 quilômetros antes da sede do município, podemos avistar uma placa, à esquerda, mostrando a entrada da fazenda onde está localizada a Lagoa do Prata. Convém lembrar que Japaratuba se tornou famosa mundialmente por ser o berço de Arthur Bispo do Rosário. Considerado gênio por alguns e louco por outros, por suas obras executadas dentro de um sanatório, muitos anos após a sua morte, Bispo foi considerado um dos maiores artistas plástico brasileiros.
Atualmente, a cidade de Japaratuba, que fica a 54 km de Aracaju, realiza anualmente o Festival Arthur Bispo do Rosário e atrai pessoas de diversos estados brasileiros e de diversas nacionalidades. Esses visitantes, invariavelmente, são atraídos e contagiados pela beleza das águas cristalinas da Lagoa do Prata. Ainda há, também, a Festa das Cabacinhas, que igual ao festival citado anteriormente, atrai centenas de pessoas.
Poucos sergipanos conhecem a Lagoa do Prata, talvez pela infraestrutura escassa que o local possui. Não há local para pernoitar, a não ser para que curte acampar. Além disso há um reduzido número de pequenos bares, oferecendo cerveja e refrigerantes gelados, alguns tira-gostos e banheiros para que necessita satisfazer necessidades fisiológicas. No entanto, embora a lagoa fique dentro de uma propriedade particular, o uso dela para tomar banho não é cobrado pelos donos.
Apesar de ter uma infraestrutura simples, a transparência das águas da Lagoa do Prata, são um convite ao mergulho junto aos pequenos peixes que nela vivem; são um refrescante alento para os dias de calor e suprem qualquer outra necessidade para as famílias que costumam a frequentá-la.